sábado, 23 de julho de 2011

Trecho de Tristessa - Jack Kerouac

"... eu gostaria de dizer a ela em espanhol a benção inestimável e ilimitavel que receberá de qualquer forma no Nirvana. Mas eu a amo, me apaixono por ela. Ela acaricia meu braço com o dedo. Eu adoro. Tento me lembrar de meu lugar e minha posição na eternidade. Renunciei a luxúria com as mulheres - renunciei a luxúria pela luxúria - renunciei à sexualidade e ao impulso inibidor - quero entrar na torrente sagrada de luz e ficar seguro em meu caminho para outra margem, mas deixaria, de boa vontade, um beijo para Tristessa por escutar os apelos de meu coração. Ela sabe que eu a amo e admiro com todo meu coração e eu estou me segurando. "Você tem a sua vida" diz ela para Old Bull (e sobre ele em um minuto) "e eu tenho que cuidar da minha, e Jack tem a vida dele", apontando para mim, ela me devolve minha vida e não a exige para si mesma como fazem tantas mulheres que você ama. Eu a amo mas quero partir. Ela diz: "Eu sei, um homem y uma mulher estão condenados - ""quando querem estar condenados" -. Ela balança a cabeça, confirma para si mesma alguma sombria crença asteca instintiva, sábia"
"... Ela compreende o carma, e diz " O que faço é ceifar", diz em espanhol - "Homens e mulheres cometem errores - erros, falhas, pecados, faltas," seres humanos semeiam com problemas sua própria terra,  tropeçam nas pedras de sua imaginação falsa e errada, e a vida é dura. Ela sabe, eu sei, você sabe. - "Mas eu quero tomar um dose - morfina - e não ficar mais com essa vontade." Ela encurva os ombros com rosto de camponesa, compreendendo a si mesma de uma maneira que eu não consigo e quando olho para ela sob o tremeluzir da vela sobre as maçãs protuberantes de seu rosto ela parece tão bonita quanto uma Ava Gardner Negra, uma Ava marrom de rosto comprido e ossos compridos e olhos semicerrados de cílios compridos - Só que Tristessa não tem essa expressão de um sorriso sexual, tem a expressão de menosprezo indígena de rosto triste e abatido para o que você acha de sua beleza mais que perfeita. Não que seja uma beleza perfeita com a de Ava, ela tem falhas, erros, mas todos os homens e mulheres os têm e por isso todas as mulheres perdoam os homens e os homens perdoam as mulheres e eles seguem seus caminhos sagrados para morte..."

Nenhum comentário: